ribeira de seiça

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Primeira Assembleia Geral da SMS


Seiça ganha nova vida com a SMS
Associação dos Amigos do Convento de Seiça finalmente em funções

Realizou-se no passado sábado, 15 de Fevereiro de 2014, no Conselho de Moradores da Borda do Campo, a primeira Assembleia Geral da SMS (Associação dos Amigos do Convento de Santa Maria de Seiça) onde foram eleitos os seus corpos dirigentes e cumpridas as restantes formalidades necessárias ao arranque das actividades da associação..
A reunião contou com a presença de 20 associados e alguns simpatizantes, tendo servido para a eleição dos corpos dirigentes para o biénio de 2014/15 assim como para a discussão e aprovação do Plano de Actividades e do Regulamento Interno.
No final dos trabalhos, a recém eleita presidente da direcção, Maria Rosa Anttonen, expressava a sua satisfação: “Apesar de só agora estar tudo oficializado, este é o corolário de um longo processo. Estou muito grata a todos os que apoiaram esta ideia, especialmente àqueles que aceitaram o nosso desafio de pertencer aos órgãos sociais e aos que nos honraram com a sua presença hoje.”
Edgar Gonçalves presidiu aos trabalhos neste arranque, tendo apresentado a proposta para o Regulamento Interno que foi alvo de algum debate e sujeito a pequenas alterações antes da sua aprovação. Passou o testemunho a José Neves, antigo presidente da Junta de Freguesia do Louriçal, que passará a ser o Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Com duas pessoas da freguesia do Louriçal e duas de Lisboa nos órgãos sociais, para além de um associado de Moçambique, temos já uma amostra da dimensão da identidade “Seiça”.
A esse respeito, João Campos, co-fundador, salientou esta identidade que transcende fronteiras e resumiu os objectivos da associação com as expressões “dar vida a Seiça, dar nome a Seiça”. Ao apresentar o plano de actividades, ficámos a perceber que estas vão além do mosteiro, a toda a zona denominada de Ribeira de Seiça e circundada pela Rota de Seiça. Nas linhas mestras de actividades  apresentadas destacamos precisamente a requalificação dessa rota, a protecção do mosteiro assim como a busca de soluções para o mesmo, promoção de eventos e criação de conteúdos para chamar a atenção para o tema, acções de formação em torno das tradições locais, entre outras.

José Coelho, eleito vice-presidente da direcção, destacou a diversidade e experiência da equipa, com competências em áreas como o marketing, jornalismo, arquitectura, fotografia, ensino e, acima de tudo, grande experiência em associativismo e cidadania.

Sem comentários:

Enviar um comentário