ribeira de seiça

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Resposta do Director Regional de Cultura sobre a reconstrução do Convento

Resposta por email
sexta-feira, 23 de Outubro de 2009 7:54
DE: Cultura Centro culturacentro@drcc.pt

Assunto: Reconstrução do Convento de Santa Maria de Seiça, Paião, Figueira da Foz

Exma Senhora
Maria Rosa Anttonen

Relativamente ao assunto em epígrafe referido no seu e-mail de 24 de Agosto de 2009, refere-se que o imóvel classificado como IIP, por Dec nº 5/2009 de 19/2 é propriedade Municipal desde 2004.
Tem sido disponibilizado por esta Direcção Regional de Cultura do Centro o apoio técnico solicitado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o último dos quais, de 28-04’09 que se referia ao procedimento a adoptar para a limpezas da elevada quantidade de infestantes existentes nas estruturas do imóvel.
Quanto à recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, carecendo inequivocamente de intervenção para a sua salvaguarda, cabe à autarquia esta responsabilidade, para o que deverá ser definido um programa global para o seu uso e ocupação, que permitirá elaborar o projecto de recuperação, cuja concretização contribuirá para salvaguarda do imóvel.

Com os meus melhores cumprimentos,
O Director Regional
Prof. Doutor António Pedro Pita

1 comentário:

  1. cresci a olhar para este convento. Varias vezes entrei "a socapa" no seu interior, imaginando o esplendor de tempos passados.Ele despertou em mim a paixão pela história, que me haveria de levar ao curso de Historia, onde lhe prestei a minha homenagem com um estudo de final de curso. Hoje longe da sua sombra, continuo a arrepiar-me de saudade quando vejo fotos, mas arrepio-me sobretudo por ver que apos tantos anos passados, após tantas oportunidades perdidas, tanto e tanto dinheiro mal gasto, por causa de tanta e tanta miopia e estupidez pura, nada foi feito. Uma história de quase 1 milenio, é tratada como se lixo fosse... Resta-me continuar a sonhar que algum dia alguem com um pouco de discernimento e capacidade de decisão consiga mudar o que dentro em breve não podera ser mudado.
    Parabéns pela iniciativa,e conte comigo para o que for necessário.
    António Pereira

    ResponderEliminar