ribeira de seiça

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Resposta do Director Regional de Cultura sobre a reconstrução do Convento

Resposta por email
sexta-feira, 23 de Outubro de 2009 7:54
DE: Cultura Centro culturacentro@drcc.pt

Assunto: Reconstrução do Convento de Santa Maria de Seiça, Paião, Figueira da Foz

Exma Senhora
Maria Rosa Anttonen

Relativamente ao assunto em epígrafe referido no seu e-mail de 24 de Agosto de 2009, refere-se que o imóvel classificado como IIP, por Dec nº 5/2009 de 19/2 é propriedade Municipal desde 2004.
Tem sido disponibilizado por esta Direcção Regional de Cultura do Centro o apoio técnico solicitado pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, o último dos quais, de 28-04’09 que se referia ao procedimento a adoptar para a limpezas da elevada quantidade de infestantes existentes nas estruturas do imóvel.
Quanto à recuperação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça, carecendo inequivocamente de intervenção para a sua salvaguarda, cabe à autarquia esta responsabilidade, para o que deverá ser definido um programa global para o seu uso e ocupação, que permitirá elaborar o projecto de recuperação, cuja concretização contribuirá para salvaguarda do imóvel.

Com os meus melhores cumprimentos,
O Director Regional
Prof. Doutor António Pedro Pita

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Entrada para o claustro

Entrada para o claustro do Convento de Seiça onde a porta está aberta a quem queira entrar e ver a decadência do Convento....e também a beleza deste monumento ...onde me casei.

Por um acaso da vida, num dia de eleições, encontrei o Exmo Senhor dr. Juiz Ataíde, que é agora o Presidente da Câmara da Figueira da Foz, na Av. da República a distribuir a Sua propaganda que dizia "Acreditar de Novo" e "a mudança" . Aproveitei a oportunidade para o cumprimentar e falar no Convento de Santa Maria de Seiça assim como no Abaixo-Assinado entregue na Câmara.


Logo a seguir, na mesma rua, ía o senhor engenheiro Daniel Santos com a propaganda da Figueira 100%. Tornei a aproveitar a oportunidade que a vida me dava em duplicado e lá voltei a falar no Convento. (Quando entreguei o Abaixo-Assinado, dia 17 de Agosto na sessão da Câmara, esperei 4 horas para o fazer e eram cerca de 19,30h quando o fiz).
Apresento a todos os eleitos os meus parabéns e que realmente a Figueira da Foz "encontre o seu rumo" que, apesar de ser uma cidade pequena, é uma das cidades portuguesas mais conhecidas.


Porta aberta...